domingo, 11 de setembro de 2011

Ernesto Machado - Pres. da Ordem Maçônica do Grande Circulo Branco

     Ernesto Machado Cardoso, atual Presidente da Ordem Maçônica do Grande Círculo Branco, Oriente sede em Salvador - Bahia, homem simples de caráter exemplar. Traz gravado em seu coração a gentileza e um grande afeto ao povo desta Nação. Sua coragem e dedicação não lhe poupou esforços... dias exaustivos na grande arte de administrar, emblemou sucesso que ficaram marcados.
   Felicidade é o que se pode sentir ao pronunciar a palavra “Família”, que transborda em seu vocabulário extenso e pausado, a mais fina e requintada tradução daquilo que constituiu com sua alma gêmea.
    Venceste a missão... muito pretencioso de sua parte, diria ele, pois estaria só engatinhando na longa jornada evolutiva, e pelo fato de estar ocupando um corpo material, nada o define como incomum, mas não podemos negar, que a sua participação no Grande Circulo Branco é uma efetiva e laboriosa luta pelo despertar da consciência, através do conhecimento das Leis Naturais, e é sem duvida, o marco mais expressivo em sua existência.
    “Bater um papo” com esta personalidade, é como velejar num mar tranquilo e sereno de conhecimento.

P: Quando iniciou, e conheceu a Ordem Maçônica do Grande Círculo Branco?
R : Iniciei em 29 de maio de 1969. Eu a conheci através de amigos que já eram iniciados e que me indicaram.
P: Como você define a Ordem Maçônica do Grande Circulo Branco?
R : Uma instituição que se rege pelos mais antigos costumes maçônicos e que mantem essa tradição nos dias atuais. Tais costumes nos foram transmitidos por um dos maiores Mestres que a maçonaria universal já teve, pela via mediúnica.
P: Qual a diferença entre a Maçonaria Simbólica e o Circulo Branco?
R : A diferença básica está no rito que o Círculo Branco adota – o Rito Essênio – que segue as tradições mais antigas da maçonaria.
P: Na Maçonaria Simbólica existe a Ala Feminina onde as esposas dos Maçons (nossas cunhadas) trabalham a filantropia em suas ações organizadas. E no Circulo Branco, de que forma se trabalha esta parte?
R : Tal como as mais antigas tradições maçônicas, o Círculo Branco, tem dois cultos: um esotérico, iniciático e privativo de seus membros e, um culto exotérico, aberto ao público, no qual as mulheres tem participação ativa.
P: Há 3 publicações notáveis, feito pelo Circulo Branco, Livros de teor riquíssimo no que se refere à espiritualização da Humanidade. Você não acha que é muito pouco divulgado estas obras?
R: Por se tratar de instituição sem fins lucrativos, editamos e vendemos nossos livros internamente. Daí não ter um maior alcance.  Para colocar direto no mercado, teríamos de ter ou contratar uma editora, o que configuraria uma ação mercantil. 
P: A Ordem Maçônica do Grande Circulo Branco tem sua Loja mater  sediada em Salvador Capital do Estado da Bahia, tendo como  extensão uma única Loja (Magna) sediada em Ubaíra (260 Km de Salvador). Poderia nos explicar um pouco de sua história?
R; O objetivo do Círculo Branco era o de levar à maçonaria simbólica no mundo, seus ensinamentos, para que eles fossem adotados e assim estivessem acessíveis a toda a humanidade. Tal fato não se deu por problemas de interesses diversos. Então, decidiu-se continuar os trabalhos como uma potência maçônica independente e local. Tivemos uma Loja funcionando em Niterói (RJ) mas que acabou sendo fechada e mantemos a de Ubaíra com tendência a se espalhar pelo Vale do Jequiriçá.
P: É verdade que já existiram críticas e difamações ao Circulo Branco por parte de alguns Maçons?
R: Tudo o que não é devidamente conhecido, passa por esse tipo de coisa. Após conhecer o trabalho do Círculo Branco, os maçons passam a respeitá-lo e apoiá-lo.
P: Qual a diferença entre os ritos aceitos pela Maçonaria Simbólica e o Circulo Branco?
R: Como já respondido acima, o rito adotado pelo Círculo Branco é o Essênio, rito esse desconhecido das principais potências simbólicas. Nosso rito se desenvolve em sete graus de estudos e, cada grau de estudo constitui uma única Loja. Em cada Loja há um material de estudos próprio, privativo dos membros que o alcançaram. Para ascender pelos graus ou Lojas é necessário um tempo mínimo em cada uma e testes para mostrar que o Obreiro adquiriu os conhecimentos daquele grau. Não há ascensão simplesmente por decurso de um tempo (interstício). 
P: Caro Irmão, diante de tantas opiniões, ideias preconcebidas, falsas premunições, calendários deturpados, profecias etc... que levam a humanidade a verdadeira confusão mental, será haverá ainda uma “tábua de salvação”?
R:  A “tábua de salvação” é, sem duvida, o conhecimento das Leis que regem a vida e o manter-se nelas. O Cristo definiu o caminho ao dizer: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Necessitamos, entretanto, reconhecer que estamos passando por mais um fim de ciclo evolutivo no planeta, o que acarreta grandes mudanças. Mas não é o fim do mundo, pois Deus não criou os planetas para serem destruídos e sim para servirem à vida dos seres. Estejamos em paz com nossa consciência e nada teremos a temer com as transformações necessárias.
P: Na maioria das vezes o ser humano se intimida diante a dor, seja física ou espiritual. É de fato, a dor que eleva o ser humano a Evolução?
R: Através da dor, o ser se entrega a uma reflexão mais profunda sobre suas ações, as causas que produziram o “efeito” a que chamamos de dor. Conhecendo a sua origem, a dor passa a ser suportada com resignação. O resultado entre a causa e o efeito é a experiência, e esta, nos leva à evolução pela transformação de nossos pensamentos, palavras e  atos.
P: Em breve palavras poderia deixar uma mensagem para aqueles que enveredaram no caminho Justo e Perfeito em busca do Eu interior?
R:  Que se entreguem nessa busca ao verdadeiro eu interior que, através da meditação, nos pode intuir e orientar pelo caminho justo e perfeito que conduz o ser de volta ao Pai, nosso grande e único objetivo.

RAPIDINHAS:
Passa tempo – Leitura.
Musica –  Todas de boa qualidade e que elevam a alma.
Medo –   Quando se conhece o caminho, não há lugar para medos.
Um Personagem de cinema – A protagonista do filme “Minha vida em outras vidas”  
Filme – Minha vida em outras vidas, pelo conteúdo riquíssimo de estudo que apresenta.
Maior felicidade –  Servir bem ao mundo.
Quem mais te encantou –  O Mestre Jesus
Uma Vitoria –  Estar vivendo o presente.
Uma Duvida –  Conseguir viver dentro das Leis, sempre.
Um lugar que te alegra – O mar.
Decepção – Só comigo mesmo. Poderia ser bem melhor.


A sede da Ordem Maçônica do Grande Círculo Branco está localizada à Rua Barão de Macaúbas, 13 - Barbalho, Salvador - Bahia - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário